Publicado por: eizamaria | junho 21, 2009

FESTAS JUNINAS

Estamos vivendo a euforia das festas juninas. Festa que em nome da cultura, as escolas exigem que seus alunos participem.  Mas será que os professores passam realmente o significado destas festas para seus alunos? Gostaria de saber.

Não consigo entender porque as pessoas, geralmente as crianças, durante os festejos usam roupas rasgadas, ou com remendos ridículos. O porque de pintarem alguns  dentes  só para fazer de conta que é banguelo(a). As meninas com aqueles vestidos rodados, às vezes, um chitão horroroso, alguns são bonitinhos. Uma maquiagem ridícula. Parece mais uma reunião de imbecis.

Afinal, é uma homenagem  ou um deboche que fazem ao homem do campo? Cidadão simples e pacato, que merecem todo  o nosso respeito.

Para mim tudo isto não passa de uma humilhação.

Diante deste quadro “cultural”, que imagem as crianças da cidade tem do homem do  campo? Que valores a nossa sociedade está passando para as nossas crianças? Quem é este  “caipira” para elas?  Com certeza, um pobre coitado, um mal cheiroso, um cérebro de ameixa. Uma humilhação!  E ainda chamam isto de cultura?

São os caipiras os responsáveis pelo alimento que chega à nossa mesa. E será que no momento de nossas  refeições  lembramos  de agradecer a Deus pela vida deles?
São eles que lavram a terra, plantam e colhem “o pão nosso de cada dia”.

Deveriam receber  homenagem.

E o que me deixa ainda mais triste é ver as igrejas evangélicas, aderindo a estas festas, que tem sua origem no paganismo – culto a deusa Juno, que era realizado nas épocas da colheita. E mais tarde a igreja católica que comemorava as Festas Joaninas  (nascimento de João Batista) fez uma adaptação e passaram a homenagear S. João, Stº Antonio e S.Pedro, recebendo assim o nome de Festas Juninas. Nâo passa de uma fusão de paganismo + religião + folclore. E os evangélicos tomando parte deste banquete? Voltando ao Egito, é?

E seus filhos pais cristãos,como ficam nesta história?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: